Subscreva a newsletter
 
0 Experiências
0 Avaliações
Tripadvisor Traveler Rating

Convento do Paraíso

É na Quinta de Mata-Mouros, em Silves, na região do Algarve, que os vinhos do Convento do Paraíso são produzidos.

Segundo a lenda, o nome da Quinta poderá ter várias origens, entre as quais o facto de ai´ se terem estabelecido as tropas avançadas durante a reconquista crista~ – “mate-mor” – ou de aqui ter existido uma mata que era dos Mouros.

Conforme se pode constatar em documentos antigos, o nome deste local escrevia-se Matta de Mouros. No século XII, apos a conquista de Silves, aqui foi construído o Convento de Nossa Senhora do Paraíso, que perdurou ate´ ao século XIX, e de que ainda hoje se preserva a estrutura principal.
A Quinta de Mata-Mouros traz-nos a` imaginação mais de mil anos de lendas de encantar e histórias bem documentadas. Um oásis de nascentes de água doce, terras férteis e vegetação luxuriante, numa zona naturalmente seca, situada na margem esquerda do Rio Arade, no Sul de Portugal, nas proximidades da mítica Xelb – uma das cidades mais opulentas do Al-Andalus – hoje Silves.

Mais recentemente, os proprietários da Quinta de Mata-Mouros impuseram-se ao desafio de produzir um vinho de grande qualidade, a` altura das melhores referências das principais regiões vinícolas de Portugal. Um vinho que tirasse o melhor partido das únicas e extraordinárias condições do “terroir” da Quinta e do clima da região, mantendo os tradicionais processos vinícolas, tais como o lagar de pisa e a prensa, mas aliando-se à mais moderna tecnologia.

Assim, em janeiro de 2012, com o objetivo de explorar o potencial vitivinícola da Quinta de Mata-Mouros, da´-se inicio ao projeto “Convento do Paraíso”, uma parceria entre os proprietários da Quinta e a família Soares.

Os 12 hectares de vinha, plantados em 2000 e a moderna adega encontram-se agora sobre responsabilidade das equipas de viticultura e enologia da Herdade da Malhadinha Nova. (Eng. Manuel Letras e Rui Venâncio – Viticultura) (Eng. Luís Duarte e Eng. Nuno Gonzalez – Enologia).

O Convento do Paraíso tem vindo a apostar cada vez mais no enoturismo, providenciando visitas guiadas pela adega e vinhas, um leque variado de prova de vinhos e, em setembro, abre as portas para experiências de vindimas.
Experiências (0) Não foram encontrados items...
Moeda de referência
Os valores apresentados são meramente informativos e não vinculam a Portugal By Wine