Subscreva a newsletter
 
3 Experiências
2 Avaliações
5 Avaliação Geral
Tripadvisor Traveler Rating
Experiências em
  • Alentejo 3

Herdade das Servas

Sediados em Estremoz, em pleno coração da região do Alentejo, crescemos no seio de uma família de produtores, com uma forte e sentida relação com o vinho, com a terra, com o campo e com a propriedade rural.

Desde tenra idade que observámos as suas práticas e que escutámos com orgulho e atenção as lições que os nossos pais, avós e bisavós nos transmitiram. Foi nessa altura que apreendemos os primeiros ensinamentos sobre a produção e que nos apercebemos que nada se consegue nesta área sem trabalho e sacrifício.

Fomos beber a inspiração necessária na tradição familiar, mas não deixámos de aplicar a nossa própria estratégia quando concebemos o projeto da Herdade das Servas, que nasceria em 1998.

A preocupação por redescobrir o nosso passado não ficou por ali. Muito pelo contrário, jamais deixámos de tentar procurar informações sobre as nossas origens, sobre aqueles que nos antecederam e sobre a sua ligação com o vinho.

O facto de termos uma talha datada de 1667 desde sempre nos despertou a atenção e nos aguçou ainda mais a curiosidade. Representaria aquele símbolo a origem vitícola familiar? Partimos então em busca de respostas, na impossibilidade de o fazermos pessoalmente, requisitámos um estudo externo.

Esta investigação, ainda em curso, tem sido bastante proveitosa e superou largamente as nossas expectativas iniciais. Mais de uma centena de fontes históricas garantem-nos a produção de vinho no seio familiar, pelo menos, até à 13.ª geração (cerca de 350 anos).

Estamos neste momento a aprofundar conhecimentos sobre as práticas e métodos utilizados ao longo dos tempos e a estudar a evolução dos mesmos. Afinal, os nossos ascendentes sempre lutaram para melhorar geração após geração a qualidade do produto final, que é, nem mais nem menos, aquilo que nós próprios ambicionamos.

Nesse sentido, sem nunca esquecermos o nosso passado, temos sempre que possível, introduzido as nossas ideias e o nosso cunho pessoal. Consideramos que esta será a marca do nosso tempo e o legado que deixaremos às gerações vindouras.

Esta perceção da realidade leva-nos a crer que para além de todo o trabalho, dedicação e entrega, o segredo da conquista passará ainda pela obtenção de uma simbiose quase perfeita entre as aprendizagens herdadas (passado) e as inovações introduzidas (presente).

Atualmente, para além de sermos um produtor de referência do Alentejo, abrimos as nossas portas para que possa conhecer todos os estágios da produção do nosso vinho, prová-lo e deliciar-se com as iguarias regionais do restaurante da Herdade das Servas.
Moeda de referência
Os valores apresentados são meramente informativos e não vinculam a Portugal By Wine