Subscreva a newsletter
 
5 Experiências
2 Avaliações
5 Avaliação Geral
Tripadvisor Traveler Rating
Experiências em
  • Douro e Porto 5

Quinta do Pôpa

Esta é a história que conta a realização do sonho de Zeca do Pôpa, que toda a vida carregou consigo o sonho do seu pai Francisco Ferreira, de alcunha Pôpa, em adquirir o seu “pedacinho” do Douro.

Realizou-o em 2003 ao comprar a sua Quinta, na altura intitulada como Quinta do Vidiedo, localizada em Adorigo – Tabuaço, na região vinhateira mais antiga do mundo, onde residem todas as suas memórias de infância. Conduziu todo o seu esforço económico, dedicação e perseverança agregando pequenas parcelas, na maioria de vinhas velhas e outras para plantação de vinha nova e olivais, igualmente abençoadas por um solo de qualidade e erguidas em socalcos sob o esplendor do Rio Douro.

Em 2010, este sonhador assenta os pés de ambos os seus filhos – Stéphane e Vanessa Ferreira – no Douro, contagiando-os com a vontade de produzir vinhos de excelência com assinatura Pôpa, mostrando-lhes a magia que este terroir possui, quer pela produção de ótimos vinhos, quer pela beleza paisagística e tradição evidente.

A primeira vindima realizou-se em 2007, altura em que o enólogo e amigo Luís Pato assumiu o potencial dos vinhos Pôpa. Hoje, a motivação e empenho dos netos do Pôpa, sob a consultoria do enólogo Francisco Montenegro, humanizam o néctar em tom de várias homenagens: Quinta do Pôpa Homenagem a Francisco Ferreira; Pôpa VV, TN, TR e Pôpa Colheita Douro (branco e tinto) à família Pôpa; Pôpa Vinho Tinto Doce um tributo a todas as mulheres da família; PaPo ao enólogo Luís Pato; e a gama Contos da Terra ao Douro, terroir e suas gentes.

A Quinta do Pôpa abriu as suas portas ao Enoturismo em 2012, pelo incentivo de amigos e familiares. A receção de cada visitante, mantém-se informal e intimista, com o objetivo de partilhar a história e dar a conhecer as gentes que refletem o carácter dos vinhos Pôpa.

Ao visitar-nos poderá vivenciar parte ativa da produção, que irá reportá-lo numa viagem que se inicia na explicação das vinhas e das diferentes castas até à prova do néctar. Percorrer todos os recantos que contam a realização do sonho, presenciando o cuidado e o pormenor da reabilitação da propriedade, onde a reutilização de matérias e a presença de peças vintage farão sentir-se no seu próprio espaço. Num acompanhamento totalmente personalizado e ajustado às suas curiosidades como enófilo.
Moeda de referência
Os valores apresentados são meramente informativos e não vinculam a Portugal By Wine